Ciência

A Super Lua deste sábado vai ser a primeira de três

Em três meses, a Terra vai ver uma Super Lua por três vezes, a primeira das quais ocorre já no proximo sábado. O fenómeno natural ocorre quando a Lua, na fase cheia, está mais próxima do planeta. A Super Lua ‘repete-se’ nos finais de setembro e de outubro.

Se os seus amigos costumam dizer que você anda na Lua, aproveite para os impressionar no próximo sábado: avise que vai estar numa Super Lua.

Por três vezes este ano, a Terra vai ser o satélite natural a aproximar-se numa altura de Lua cheia, o que fará com que pareça bem maior do que o habitual. A aproximação será tanta que, antecipou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), no sábado dará origem a uma Super Lua.

O OAL salientou ainda que o fenómeno vai ocorrer também a 28 de setembro e a 27 de outubro, embora a de agosto (já no sábado) seja a mais fácil de observar.

“Nem todas as Super Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho”, reforçou o OAL, numa nota em que explica que o fenómeno ocorre quando a diferença entre os instantes da Lua cheia e os do perigeu (ponto da órbita da Lua que fica mais perto da Terra) é menor do que um dia e oito horas. Recorde-se que a fase de cheia acontece quando há um alinhamento a envolver Sol, Terra e Lua.

Ainda segundo o OAL, a distância entre a Lua e a Terra durante a Super Lua de sábado será de 358.289,811 quilómetros, aumentando para 356.876,768 quilómetros em setembro e diminuindo em outubro para os 358.463,475 quilómetros. A Lua cheia deve surgir às 19h59, embora o alinhamento com o Sol e a Terra seja às 19h35 e o perigeu lunar esteja previsto para as 16h21 de domingo.

Para maior detalhe, a observação deve ser feita quando a lua está perto do horizonte, “na altura do seu nascimento, pois ocorre um efeito extra de ampliação”, como descreveu o OAL, ressalvando o efeito da ilusão óptica “produzida por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrónomos e psicólogos”, uma vez que o tamanho da Lua não muda.

Em destaque

Subir