Nas Notícias

A Dita também é Dura, mas é mais barata

Por alguns momentos, e sem estar a analisar todos os Contra que seriam muito mais que os Pró, vamos imaginar que em 1958, em pleno Estado Novo, estava em cima da mesa a possibilidade de colocar mais 15 pórticos nas estradas do norte.

Nessa altura sem qualquer tipo de discussão a medida era rapidamente imposta. Nos dias de hoje… também. Mas a estupidez deste “também” é que Eu ajudei a eleger pelo menos um deputado pelo Porto. E o que é que vai fazer esse deputado? Obedecer a uma “Ditadura Parlamentar”, encoberta pelo chavão bonito “Disciplina Parlamentar”.

Se eu não elegi nenhum governo, mas elegi um deputado qual é a lógica de ele não se preocupar, ou pelo menos dar uns berros em meu nome na assembleia? Para obedecer a esta chamada disciplina podíamos muito bem colocar um espantalho no lugar dos deputados, apenas com um líder que votava por todos. A diferença é que não pagaríamos a um espantalho ordenados e ajudas de custo que davam para manter no mínimo duas famílias de 4 pessoas. E com um grande bónus, os espantalhos são incapazes de produzir os tristes espectáculos de palhaços que vemos na assembleia, e que têm o resultado que têm.

No entanto se aparentemente no passado nos vimos livres de uma ditadura fundamentalmente pela fraca qualidade de uma cadeira, desenganem-se que nos dias de hoje nenhum deles consegue nem de propósito cair das confortáveis cadeiras, que sozinhas devem pagar toda a mobília da minha casa.

Se queremos manter a assembleia da república com a mesma quantidade de residentes, a produzir os espectáculos que em nada ajuda os portugueses, e se trata apenas da peixeirada para ver quem fica mais bem visto, eu sou a favor de por a Teresa Guilherme a presidente da assembleia, todas as semanas entre eles dois (ou mais) são nomeados e expulsos pelos portugueses. Esta é a única forma de realmente ter 230 funcionários públicos a trabalhar para o povo, quanto mais não seja para o entretenimento.

Esta ideia tem outro beneficio enorme, imaginem o que não íamos descobrir se eles fossem vigiados 24 horas por dia…

Em destaque

Subir