Nas Notícias

Diabetes: Saiba o papel que o sal representa na doença

diabetesUma equipa de investigadores francesa descobriu, num estudo publicado na Cell Metabolism, que a diminuição do consumo de sal pode ser importante para prevenir e combater a doença.

A revista norte-americana Cell Metabolism publica um estudo que surpreende, ao associar o consumo de sal aos riscos de padecer de diabetes. “Medidas nutricionais simples, como a diminuição da ingestão simultânea de sal e açúcar, poderão prevenir ou tratar a diabetes tipo 2”, realça François Pattou, principal autor do estudo, em declarações à AFP.

Esta pesquisa de investigadores franceses – que começaram o trabalho numa cirurgia para obesidade, feita em porcos anões –, pode abrir caminho a novos tipos de prevenção e combate da doença.

“Questionámo-nos por que razão o bypass tinha um impacto tão positivo sobre a diabetes, com uma descida muito grande dos níveis de glicemia, mesmo antes de se verificar perda de peso”, adiantou ainda.

Refira-se que a alimentação dos porcos anões utilizados na pesquisa tinha muitas semelhanças com a dos seres humanos.

Foi notório que a absorção de glicose pelo organismo desceu de forma significativa nos porcos operados. Os investigadores concluíram que o sal tem um papel importante na subida dos níveis de glicemia.

Com o objetivo de confirmar o papel do sal neste processo, os investigadores aumentaram os níveis de sal na dieta dos porcos anões e verificaram que se registou um aumento da glicemia, depois das refeições.

Refira-se que cerca de 200 mil franceses com obesidade foram operados nos últimos anos, em França, sendo que os resultados foram positivos não só no que diz respeito à perda de peso, mas também na prevenção da diabetes – doença que surge ligada à obesidade.

Realce-se também que o sal aparecia apenas em quarto lugar, na lista de substâncias que determinam um aumento dos níveis de glicemia, atrás do açúcar.

Em destaque

Subir