Mundo

Tem 99 anos e está a ‘bater recordes mundiais’ de natação (com vídeo)

Obrigado a abandonar a natação devido à Segunda Guerra Mundial, George Corones almeja agora ficar na história dos atletas centenários. Aos 99 anos, ‘bateu o recorde mundial’ dos 50 metros livres do seu escalão.

Se dúvidas houvessem de que a idade é apenas um número, George Corones fez questão de dissipá-las na água. Aos 99 anos, o australiano bateu o recorde para a sua faixa etária (100-104 anos) nos 50 metros livres, que nadou em 56,12 segundos.

O reconhecimento por este feito de Corones está ainda pendente da análise e validação da Federação Internacional de Natação (FINA) já que, oficialmente, esta marca pertence ao britânico John Harrison, que completou a prova em 1:35 minutos.

A sensivelmente um mês de completar um século de vida – nasceu em abril – George Corones perspectiva que essa marca figurará eternizada em seu nome.

“Foi uma prova exemplar para mim, consegui manter um ritmo muito consistente… No final, ainda tinha forças para bater com força na parede da piscina”, admitiu Corones à BBC, sob clara ovação do público presente no Gold Cost, na Austrália.

A paixão de George pela natação nasceu quando era ainda jovem, mas a Segunda Guerra Mundial ditou a separação de um amor durante 60 anos.

Aos 80 anos, com o objetivo de “manter a forma”, George Corones voltou às piscinas sem imaginar que, prestes a completar um século de vida, iria escrever o seu nome na história do desporto.

Natural da cidade australiana de Brisbane, Corones tem consciência que “com esta idade, é preciso tempo para te manteres bem… ficas exausto muito mais facilmente, mas se o fizeres com sensibilidade, as recompensas são astronómicas”.

O incrível feito deste atleta centenário mereceu a atenção da equipa nacional de natação australiana, que recorreram às redes para dar ênfase à conquista de Corones. “Acabamos de testemunhar um pedaço de história ao vivo”, escreveram os ‘The Dolphins’.

A ambição deste nadador australiano não conhece barreiras, com George a apontar a novo recorde, desta vez dos 100 metros livres, também pertencente a John Harrison.

“Sei que já não vou para novo, mas estou confiante de que vou conseguir”, referiu.

Veja o vídeo da prova de George Corones.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2AK9K5BGUUR9

Em destaque

Subir