Apresentações/Novidades

O 911 GT2 RS é o mais rápido Porsche de sempre

O mais rápido Porsche de sempre homologado para rolar na estrada foi agora apresentado pela marca de Weissach. Chama-se 911 GT2 RS, está equipado com um motor de cilindros opostos biturbo que debita 700 cv de potência e vai dos 0 aos 100 km/h e somente 2,8 segundos.

Esta máquina da mítica marca alemã não trai os pergaminhos do icónico 911, pois é um ‘tudo atrás’. Ou seja; um tração traseira com motor sobre o eixo traseiro.

Não fosse a decoração especial, as enormes entradas de ar dianteiras – a fazer um carro de competição, do qual herda muitas coisas – laterais e a enorme ‘asa’ traseira e dir-se-ia que este era mais um Porsche 911.

Todas estas nuances da carroçaria têm um propósito aerodinâmico muito preciso. À frente procurou-se a ventilação de travões nas cavas das rodas, os retrovisores Sport Design também pretendem um fluxo de ar, tal como as entradas laterias da traseira. E depois há o plástico reforçado com fibra de carbono, também presente no capot e no habitáculo, que permitiu baixar o peso do conjunto.

As rodas também chamam a atenção, pela adoção de jantes de 20 polegadas à frente e de 21 atrás, e travões em compósito cerâmico (PCCB), concebido especificamente pela marca.

Este novo bólide de Weisscah é de facto um ‘cocktail’ difícil de igualar, que recorrer a algumas melhorias que em muito contribuem para a sua performance.

O motor inspirado no 3,8 litros do 911 Turbo S, é bem explorado pela caixa de sete velocidades PDK de dupla embraiagem, que permite a este Porsche atingir os 340 km/h. Um valor que muito deve aos turbocompressores de maiores dimensões, passagem de ar maior para as câmaras de combustão e um sistema de escape desenvolvido especificamente para esta versão, sendo concebido em titânio.

O peso do 911 GT2 RS, que pouco ultrapassa os 1400 kg, pode ser ainda reduzido em 30 kg com a adoção do ‘pack’ Weissach opcional, que inclui elementos adicionais de plástico reforçado com fibra de carbono e titânio – falamos do tejadilho, barras anti-rolamento, tampa do compartimento da mala ,jantes de magnésio.

Embora faça lembrar um carro de competição, o habitáculo deste Porsche não prescinde de algum requinte, com destaque para os revestimentos em pele preta e alcântara vermelha e peças com acabamento em tecido com padrão de carbono.

A bordo também encontramos o volante desportivo GT2 RS com patilhas de comando da caixa de velocidades, bancos substituídos por ‘bacquets’ de competição com acabamento em carbono, e o Porsche Communication Management (PCM), que é a unidade central para controlar o áudio, navegação e comunicação.

O módulo Connect Plus e a aplicação Porsche Track Precision também estão incluídos de série, permitindo a gravação detalhada, exibição e análise dos dados de condução num smartphone. O Pacote Sport Chrono opcional expande as funções do PCM para incluir exibição de desempenho, que pode ser usado para exibir, gravar e analisar os tempos por volta.

O pacote também inclui um cronómetro analógico e digital. Além disso, o pacote Chrono no 911 GT2 RS vem com um registo de volta. Com a aplicação Porsche Track Precision em conjunto com marcadores externos numa linha de início/fim da volta, este registo permite que os condutores gravem tempos por volta com um elevado nível de precisão. Claro que isto significa um acréscimo de 9768 euros aos 336.805 euros a que vai ser vendido este Porsche, que começa a ser comercializado no final deste mês.

Em destaque

Subir