Hoje é dia

9 de setembro, nasce Raul Durão, jornalista e apresentador

Hoje é dia de recordar Raul Durão, que nasceu em Lisboa, a 9 de setembro de 1942. Jornalista ímpar, dedicou meio século de vida à RTP e rubricou um dos mais importantes trabalhos jornalísticos do canal público: a comunicação ao país da queda do Cessna onde seguia Francisco Sá Carneiro.

A carreira de jornalista de Raul Durão começou aos 19 anos, quando cumpria o serviço militar obrigatório, na Guiné, como locutor da rádio nacional daquele país. Assim que regressa a Lisboa, inicia a carreira na entretanto extinta Emissora Nacional. Durão era locutor de rádio e trabalhou com Fernando Pessa, de quem era amigo.

A chegada de Raul Durão à RTP ocorre em 1971, por via de um concurso para locutores e apresentadores. Entra para a estação pública ao lado de Ana Zanatti, Maria Elisa, Fernanda Andrade, Eládio Clímaco e Fernando Balsinha.

Apresentou telejornais, programas de variedades, magazines, sendo que o trabalho que marcou a sua carreira foi a comunicação ao país da queda do Cessna que transportava Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, a 4 de dezembro de 1980. Foi também o jornalista responsável pela cobertura do funeral do ex-primeiro-ministro.

Viria a ser jovem diretor de programas da história da televisão portuguesa, com apenas 36 anos. Tornou-se num rosto emblemático da televisão, com voz única e ar sereno.

Raul Durão reformou-se em 2002, mas pontualmente, desafiado pelo então diretor de programas da estação pública, Nuno Santos, fez trabalhos para o principal canal público e para a RTP África.

Trabalhou meio século na RTP e acabou por ser considerado um dos melhores comunicadores da história da televisão. Morre vítima de um cancro, em Lisboa, a 8 de outubro de 2007. Hoje, recordamos Raul Durão.

Na viagem por 9 de setembro, assinala-se um facto, em 1543: Mary Stuart é coroada Rainha da Escócia, aos 9 meses de idade. Já em 1668, estreia a peça de teatro ‘L’avare’ (‘O Avarento’) de Molière. Em 1791, é fundada a cidade de Washington, atual capital dos EUA. E a 9 de setembro de 1884, é inventado o cachorro quente.

Durante a II Guerra Mundial, em 1939, Hitler invade a Polónia e em1947, a Argentina reconhece o sufrágio universal, que concede o direito de votar e ser eleito para homens e mulheres. Em Portugal, a 9 de setembro de 1973, nasce o Movimento das Forças Armadas.

Nasceram a 9 de setembro Liev Tolstói, escritor russo (1828), Ralph Hodgson, poeta britânico (1871), António Sardinha, poeta e político português (1887), Daniel Carleton Gajdusek, biólogo norte-americano (1923), Dennis Ritchie, cientista norte-americano (1941), Otis Redding, cantor norte-americano de soul (1941), Raul Durão, apresentador e jornalista português (1942), Michael Douglas, ator norte-americano (1951), Hugh Grant, ator britânico (1960), e Michael Bublé, ator e cantor canadiano (1975).

Morreram neste dia D. Duarte I (1438), James Weddell, navegador e explorador britânico (1834), Henri Toulouse-Lautrec, pintor francês (1901), Mao Tse-Tung, estadista chinês (1976), Jacques Lacan, psicanalista francês (1981), e Burgess Meredith, ator norte-americano (1997).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir