Hoje é dia

9 de agosto, nasce Piaget, o biólogo que revolucionou o conceito de educar

O cientista suíço Jean Piaget revolucionou o modo de encarar a educação das crianças, provando que estas não pensam como os adultos e constroem o próprio conhecimento. Piaget nasceu a 9 de agosto e é recordado hoje.

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, a 9 de agosto de 1896, e foi um dos mais importantes pensadores do século XX, sobretudo no campo da educação e pedagogia. Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica o processo de aquisição de conhecimento por parte do ser humano – em especial, a criança.

Formou-se em Biologia na Universidade de Neuchâtel, onde concluiu o doutoramento, mas dedicou-se à Psicologia, Epistemologia e à Educação. Deu aulas de Psicologia na Universidade de Genebra, entre os anos de 1929 e 1954, tornando-se mundialmente famoso pela sua revolução epistemológica.

Desenvolveu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento que se baseia na génese psicológica do pensamento humano.

Segundo esta teoria, o pensamento infantil passa por quatro fases, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

A obra de Jean Piaget também contribuiu de forma decisiva para a ciência da computação. Ao longo da sua vida, escreveu mais de 50 livros e centenas de artigos. Foi galardoado por diversas vezes, em todo o mundo, destacando-se o título ‘honoris causa’ concedido pela Universidade de Harvard – antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

Piaget viria a morrer em Genebra, a 16 de setembro de 1980. Hoje, no dia do seu nascimento, recorda-se um homem que revolucionou o conceito de educar.

Nasceram a 9 de maio Alexandra Pavlovna da Rússia, grã-duquesa do Império Russo (1783), Leonid Andreiev, escritor russo (1871), Jean Piaget, psicólogo suíço (1896), Mário Zagallo, ex-futebolista e ex-treinador brasileiro (1931), Otto Rehhagel, treinador de futebol alemão (1938), Romano Prodi, político italiano (1939), Fafá de Belém, cantora e atriz brasileira (1956), Melanie Griffith, atriz norte-americana (1957), e Whitney Houston, atriz, modelo, produtora e cantora norte-americana (1963).

Morreram neste dia Afonso de Bragança, Marquês de Valença, embaixador português da Basileia e de Roma (1460), Francisco Martins Sarmento, arqueólogo português (1899), Hermann Hesse, escritor alemão (1962), Sharon Tate, acriz norte-americana (1969), e Mahmoud Darwish, poeta palestino (2008).

Hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: