Hoje é dia

8 de junho, nasce Lloyd Wright, um dos maiores arquitetos de sempre

Frank Lloyd Wright nasceu a 8 de junho de 1867, destacando-se na arquitetura, arte que lhe permitiu semear centenas de obras em todo o mundo. O seu trabalho foi reconhecido com o título de ‘O maior arquiteto americano de todos os tempos’, entregue pelo American Institute of Architects.

Norte-americano de ascendência galesa, Frank Lloyd Wright destacou-se sobretudo na arquitetura, cujo trabalho notável ofuscou outras áreas onde também se notabilizou. A sua obra assenta no conceito de que cada projeto deve ser único, respeitando a localização e finalidade a que se destina.

Seguindo esta premissa – colhendo ensinamentos de grandes nomes como Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago, com quem trabalhou –, Lloyd Wright criou cerca de mil projetos, sendo que 500 saíram do papel e foram materializados.

Wright influenciou a arquitetura moderna com o seu conceito e trabalho, o que lhe valeu o título de um dos arquitetos mais importantes do século XX. Liderou movimentos de arquitetura e definiu tendências, até que se tornou num dos mestres da sua área.

Os principais trabalhos de Frank Lloyd Wright foram a ‘Casa da Cascata’ (conhecida por ‘Casa Kaufman’, considerada a residência moderna mais famosa do mundo) e a sede do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova Iorque.

Foi original, inovou, criando alguns dos mais belos edifícios do mundo, desde escolas a escritórios, passando por escolas, museus e hotéis, até em mobílias e vitrais. Escreveu 20 livros e exalava saber com enorme mestria em palestras, nos EUA e na Europa, onde granjeou prestígio, sendo reconhecido em vida.

Mas foi postumamente que lhe foi entregue uma das maiores distinções que qualquer criador pode receber: em 1991, o American Institute of Architects confere a Wright o título de ‘Maior arquiteto americano de todos os tempos’.

Hoje, recorda-se o génio da arquitetura, no dia em que se assinala o seu nascimento.

Neste dia 8 de junho, em 1928, arranca em Genebra a Conferência Internacional do Trabalho. Já em 1949, é lançado ‘1984’, histórico livro de George Orwell. Em 1968, James Earl Ray é preso, pelo homicídio de Martin Luther King Jr.

Nasceram a 8 de junho Giovanni Domenico Cassini, astrónomo italiano (1625), Robert Schumann, músico e compositor alemão (1810), Frank Lloyd Wright, arquiteto norte-americano (1867), Santiago Bernabéu, ex-futebolista e presidente do Real Madrid (1895), Suharto, general e ex-ditador indonésio (1921), Camacho Costa, ator português (1946), Sónia Braga, atriz brasileira (1950), Bonnie Tyler, cantora e compositora galesa (1951), Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web (1955), e Mick Hucknall, compositor e vocalista dos Simply Red (1960).

Morreram neste dia Maomé, fundador do Islão (632), Luís XVII, rei de França (1795), Thomas Paine, político e jornalista norte-americano (1809), Andrew Jackson ex-Presidente dos EUA (1845), George Mallory, o primeiro a atingir o topo do Everest (1924), Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow (1970), e Richard Rorty, filósofo norte-americano (2007).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Mundial da Saudade.

Em destaque

Subir