Hoje é dia

8 de junho, nasce Lloyd Wright, um dos maiores arquitetos de sempre

Frank Lloyd Wright nasceu a 8 de junho de 1867, destacando-se na arquitetura, arte que lhe permitiu semear centenas de obras em todo o mundo. O seu trabalho foi reconhecido com o título de ‘O maior arquiteto americano de todos os tempos’, entregue pelo American Institute of Architects.

Norte-americano de ascendência galesa, Frank Lloyd Wright destacou-se sobretudo na arquitetura, cujo trabalho notável ofuscou outras áreas onde também se notabilizou. A sua obra assenta no conceito de que cada projeto deve ser único, respeitando a localização e finalidade a que se destina.

Seguindo esta premissa – colhendo ensinamentos de grandes nomes como Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago, com quem trabalhou –, Lloyd Wright criou cerca de mil projetos, sendo que 500 saíram do papel e foram materializados.

Wright influenciou a arquitetura moderna com o seu conceito e trabalho, o que lhe valeu o título de um dos arquitetos mais importantes do século XX. Liderou movimentos de arquitetura e definiu tendências, até que se tornou num dos mestres da sua área.

Os principais trabalhos de Frank Lloyd Wright foram a ‘Casa da Cascata’ (conhecida por ‘Casa Kaufman’, considerada a residência moderna mais famosa do mundo) e a sede do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova Iorque.

Foi original, inovou, criando alguns dos mais belos edifícios do mundo, desde escolas a escritórios, passando por escolas, museus e hotéis, até em mobílias e vitrais. Escreveu 20 livros e exalava saber com enorme mestria em palestras, nos EUA e na Europa, onde granjeou prestígio, sendo reconhecido em vida.

Mas foi postumamente que lhe foi entregue uma das maiores distinções que qualquer criador pode receber: em 1991, o American Institute of Architects confere a Wright o título de ‘Maior arquiteto americano de todos os tempos’.

Frank_Lloyd_Wright_)00

Hoje, recorda-se o génio da arquitetura, no dia em que se assinala o seu nascimento.

Neste dia 8 de junho, em 1928, arranca em Genebra a Conferência Internacional do Trabalho. Já em 1949, é lançado ‘1984’, histórico livro de George Orwell. Em 1968, James Earl Ray é preso, pelo homicídio de Martin Luther King Jr.

Nasceram a 8 de junho Giovanni Domenico Cassini, astrónomo italiano (1625), Robert Schumann, músico e compositor alemão (1810), Frank Lloyd Wright, arquiteto norte-americano (1867), Santiago Bernabéu, ex-futebolista e presidente do Real Madrid (1895), Suharto, general e ex-ditador indonésio (1921), Camacho Costa, ator português (1946), Sónia Braga, atriz brasileira (1950), Bonnie Tyler, cantora e compositora galesa (1951), Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web (1955), e Mick Hucknall, compositor e vocalista dos Simply Red (1960).

Morreram neste dia Maomé, fundador do Islão (632), Luís XVII, rei de França (1795), Thomas Paine, político e jornalista norte-americano (1809), Andrew Jackson ex-Presidente dos EUA (1845), George Mallory, o primeiro a atingir o topo do Everest (1924), Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow (1970), e Richard Rorty, filósofo norte-americano (2007).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Mundial da Saudade.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: