Nas Notícias

Tem 71 anos, está preso desde os 17 e pede para sair em liberdade condicional

Um “recluso modelo” pode obter a liberdade condicional ao fim de 54 anos na prisão, nos EUA. Henry Montgomery tinha 17 anos quando foi condenado pelo homicídio do xerife de East Baton Rouge: tem 71 anos e continua encarcerado.

Em 1963, Henry Montgomery, de 17 anos, matou a tiro o xerife Charles Hurt. Foi condenado à pena de morte, depois comutada para prisão perpétua obrigatória (sem hipótese de sair em liberdade condicional). Só que, em 2012, o Supremo Tribunal dos EUA deliberou que essa obrigatoriedade para condenados juvenis era inconstitucional.

No ano passado, o Supremo Tribunal admitiu a hipótese de uma das ‘vítimas’ dessa prisão perpétua obrigatória, Henry Montgomery, pedir a liberdade condicional. O caso foi-se desenrolado e está prevista para hoje uma deliberação.

Os advogados de Henry Montgomery, agora com 71 anos, insistem que tem sido um “recluso modelo”. Chegou a fundar e treinar uma equipa de boxe, na Penitenciária de Louisiana.

Mas nem toda a gente está de acordo, como é o caso de um neto de Charles Hurt.

Falta saber se uma pessoa que passou 54 anos na prisão ‘consegue’ sair em liberdade. “Estamos a falar de alguém que nunca teve um telemóvel nas mãos, que nunca usou um computador”, lembrou Keith Nordyke, advogado especialista em reinserção social.

Em destaque

Subir