Nas Notícias

Mais de 70 por cento dos portugueses sente frio em casa, diz estudo

O inquérito do Portal da Construção Sustentável sobre o conforto térmico em casa, realizado em parceria com a Quercus para Portugal Continental mostra que a maior parte dos portugueses sente frio em casa, 74 por cento, exatamente.

Segundo o estudo do Portal da Construção Sustentável, que incidiu sobre o conforto térmico em casa, 74 por cento dos inquiridos consideram a sua casa fria no inverno.

A análise mostrou que apenas um por cento dos respondentes considera a sua habitação confortável, com 25 por cento a defini-la como quente no verão.

Dos 89 por cento que consideram a casa fria no inverno e que sentem que o conforto só melhora com um aumento acrescido de energia, 36 por cento referem esse acréscimo como o dobro da energia.

Realizado em Portugal Continental em parceria com a Quercus, este estudo assentou na análise da realidade dos portugueses relativamente ao conforto térmico de sua casa, centrando-se em 795 respostas obtidas através de um questionário online.

O combate às temperatuas mais baixas dentro de casa é feito, por 35 por cento dos inquiridos, com recurso a mais roupa e equipamentos para se aquecer.

“Convém que os decisores governamentais e os municípios estudem mais detalhadamente estas influências, para perceber o que se pode fazer para evitar problemas graves de desconforto térmico”, alertou o responsável pelo grupo de trabalho da Quercus, citado pelo Jornal de Negócios.

De acordo com a classificação climática de Koppen, “Portugal é um dos países europeus mais amenos: a temperatura média anual em Portugal continental varia dos 4º C no interior norte montanhoso até 18º C no sul, na bacia do Guadiana”, explica ainda Aline Guerreiro.

 

Em destaque

Subir