Hoje é dia

7 de novembro, nasce Marie Curie, um ícone da ciência

Hoje é dia de lembrar Marie Curie, cientista polaca que conquistou dois Prémios Nobel, por descobertas nas áreas da radioatividade e dos elementos químicos rádio e polónio.

Vencedora de dois prémios Nobel, destacou-se nas áreas da Física e da Química, com um feito único.

Marie Curie nasceu em Varsóvia, a 7 de novembro de 1867, mas exerceu a sua atividade profissional em França.

Tornou-se célebre pelo seu trabalho nas áreas da radioatividade, numa altura em que o fenómeno era ainda muito pouco conhecido, o que lhe valeu um Prémio Nobel da Física, em 1903, dividindo o galardão com o marido, Pierre Curie, e com Becquerel.

Oito anos mais tarde, Marie Curie conquistou outro Nobel, desta vez da Química, pela descoberta do rádio e polónio.

Foi a primeira cientista a ser duplamente galardoada com a prestigiada fundação de Alfred Nobel. Linus Pauling repetiu o feito, ganhando o Nobel de Química, em 1954, e o Nobel da Paz, em 1962.

Por outro lado, Marie Curie foi a única pessoa a receber duas vezes esta distinção, em áreas científicas.

A sua obra permitiu avanços científicos de inegável valia, muito à frente do seu tempo.

Marie Curie, que se tornou num ícone da Física e da Química, morreu perto de Salanches, França, em 1934, de leucemia, em resultado da exposição a radiações, ao longo da sua vida profissional.

Nasceram a 7 de novembro James Cook, oficial naval, explorador e cartógrafo britânico (1728), Ernesto Hintze Ribeiro, político português (1849), e Marie Curie, química e física francesa de origem polaca (1867).

Morreram ainda Leon Trotski, revolucionário russo (1879), Albert Camus, escritor e filósofo francês (1913), Maria Teresa de Noronha, fadista portuguesa (1918), Michael Spence, economista norte-americano (1943), e David Guetta, dj francês (1967).

Morreram neste Cornelis Drebbel, físico holandês e inventor do primeiro submarino (1633), e Alfred Clebsch, físico matemático alemão (1872).

Morreram também neste dia Richard Sorge, espião soviético (1944), Steve McQueen, ator americano (1980), e Lawrence Durrell, escritor britânico (1990).

Em destaque

Subir