Hoje é dia

7 de abril, as Nações Unidas criam a Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala hoje mais um aniversário. Fundada a 7 de abril de 1948, pelas Nações Unidas, esta organização teve como embrião as guerras do final do século XIX, quando a Sociedade das Nações criou um comité de higiene…

Com o objetivo promover a saúde das populações, nasceu a 7 de abril de 1948 a OMS, entidade que tem sede em Genebra, na Suíça. Apesar de ter sido oficialmente criada depois da II Guerra Mundial, tem origem nos finais do século XIX, também num cenário de conflito.

Depois da I Guerra Mundial, a Sociedade das Nações criou um comité de higiene, que viria a resultar numa organização mundial de promoção de saúde de todos os povos, na defesa do “bem-estar físico, mental e social” e não apenas na “ausência de uma doença ou enfermidade”.

A OMS centra a sua ação nestes princípios que estão na sua base e que representam, na prática, o apoio no combate a surtos de doenças, como a malária ou tuberculose, através de programas de vacinação, em países sem capacidade para essas medidas de prevenção.

Dentro dos seus princípios está também o incentivo a hábitos saudáveis, através de uma alimentação correta e do combate ao tabagismo, por exemplo.

A OMS é composta por 193 estados-membros, onde se incluem todos os países da ONU, excepto o Liechtenstein, e dois não-membros da ONU: Niue e as Ilhas Cook.

Neste dia de homenagem à obra desta organização, viaja-se por outros acontecimentos históricos. Na atual República Checa, em 1348, funda-se a Universidade de Praga.

Fernão de Magalhães chega a Cebu, nas Filipinas, a 7 de abril de 1521.

Em 1969, neste dia, é publicada a RFC 1, que marca o nascimento da Internet. E em 2011, ocorre um massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, que mata 13 crianças.

Nasceram a 7 de abril São Francisco Xavier, fundador da Companhia de Jesus (1506), o Papa Clemente XII (1652), Domenico Dragonetti, músico e compositor italiano (1763), William Wordsworth, poeta inglês (1770), Flora Tristan, escritora francesa e uma das fundadoras do feminismo (1803), Will Keith Kellogg, fundador da Kellogg Company (1860) e Gabriela Mistral, poetisa chilena (1889).

Nasceram ainda Ole Kirk Christiansen, dinamarquês criador do Lego (1891), Almada Negreiros, escritor português (1893), Francis Ford Coppola, realizador norte-americano (1939), Joaquim Agostinho, ciclista português (1943), e Russell Crowe, ator neozelandês (1964).

Morreram neste dia El Greco, pintor grego (1614), William Godwin, escritor político inglês (1836), e Henry Ford, fabricante de automóveis (1947).

Assinala-se a 7 de abril o Dia Mundial da Saúde, celebrado pelos 191 países membros da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar destaque às questões de saúde pública. Assinala-se também hoje o Dia Mundial de Combate à Hipertensão e o Dia Mundial da Luta Contra o Tabagismo. Em Moçambique, é o Dia da Mulher Moçambicana e em Portugal, o Dia Nacional dos Moinhos.

Em destaque

Subir