Hoje é dia

5 de janeiro, morre Eusébio, nasce Umberto Eco

Eusebio_Silva_Ferreira_900_1Hoje é dia de recordar o ‘rei’ Eusébio, um dos maiores futebolistas de todos os tempos, e Umberto Eco, um dos grandes escritores contemporâneos.

Eusébio é um dos maiores nomes de todos os tempos do futebol mundial e um dos grandes embaixadores de Portugal.

Atleta que se notabilizou no Benfica e na Seleção Nacional, Eusébio foi, talvez, o mais consensual futebolista português, que conseguiu colocar-se acima de clubites.

Morreu aos 71 anos, nas primeiras horas de 5 de janeiro de 2014, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Parte, mas deixa uma marca de talento e da imortalidade só ao nível das grandes personalidades portuguesas.

Umberto Eco nasceu na Alexandria, a 5 de janeiro de 1932, é um reputado escritor e romancista, que desenvolve trabalhos nas áreas da filosofia e semiótica, sobretudo.

Começou a carreira como filósofo, sob a orientação de Luigi Pareyson, em Itália, mas foi a literatura que lhe concedeu fama internacional, com obras como ‘O Nome da Rosa’ e ‘O Pêndulo de Foucault’.

Eco deu aulas na na Universidade de Bolonha, em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Foi também colaborador em diversas publicações académicas, com as quais mantém ligação, através de escritos sobre diversos temas.

É uma das grandes vozes da sua área, um dos mais destacados escritores contemporâneos, que hoje se recorda, no dia em que cumpre mais um aniversário.

Nasceram a 5 de janeiro Constanze Weber, esposa do compositor Mozart (1762), Passos Manuel, político português (1801), e Konrad Adenauer, político alemão (1876).

Nasceram ainda Carlos Aboim Inglez, intelectual português (1930), Robert Duvall, ator e realizador norte-americano (1931), Umberto Eco, escritor e filósofo italiano (1932), Rei D. Juan Carlos de Espanha (1938), e Marilyn Manson, cantor norte-americano (1969).

Morreram neste dia Catarina de Medici, rainha consorte de França (1589), Isabel Petrovna, imperatriz da Rússia (1762), Nikolai Romanov, grão-duque da Rússia (1929), Amy Johnson, britânica pioneira na aviação (1941), e Eusébio, jogador de futebol (2014).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Vídeos em Destaque

Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir
error: