Ciência

Tem mais de 40 anos? Não deve trabalhar mais de três dias por semana, diz estudo

trabalho_portugal_meritoUm estudo feito na Universidade de Melbourne, na Austrália, indica que pessoas com mais de 40 anos não devem trabalhar mais de três dias por semana. Em causa, um impacto negativo nas capacidades cognitivas dos trabalhadores.

A investigação teve como base uma análise feita em 3000 homens e 3500 mulheres, todos com mais de 40 anos. Em análise, os hábitos destas pessoas e o impacto de trabalhar mais horas no cérebro de cada uma.

Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC News, as pessoas que trabalhavam menos dias por semana (três) apresentavam melhores resultados de testes ao cérebro do que as pessoas que trabalhavam mais.

A causa para este comportamento está no stress e a que o cérebro fica submetido quando se trabalha demasiadas horas.

Entre as várias etapas do teste, foi pedido aos intervenientes que lessem em voz alta, dissessem uma lista de números por ordem decrescente e, num limite de tempo, associassem letras e números.

O resultado ficou à vista: quem trabalhava apenas 25 horas por semana obteve os melhores resultados nos testes ao cérebro, ao passo que os que trabalhavam mais horas apresentavam piores resultados.

O teste analisou apenas pessoa com mais de 40 anos, não sendo certo que pessoas de menor idade não apresentem os mesmos resultados. O estudo sugere ainda que trabalhar demasiadas horas é mais prejudicial que não trabalhar.

Em destaque

Subir