Hoje é dia

4 de setembro, Larry Page e Sergey Brin criam a Google

No dia 4 de setembro de 1998, os ‘Google Guys’ criam aquele que viria a tornar-se no maior motor de busca do mundo, o Google, que se transformou numa empresa multinacional de serviços online e software.

Com a missão de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, nasceu, a 4 de setembro de 1998, a Google Inc. O nome deriva de “Googol”, termo da matemática que designa um número 1 seguido de 100 zeros.

A empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade Stanford, tinha como slogan “Don’t Be Evil” [Não Sejas Mau], criado pelo engenheiro Paul Buchheit.

E a simplicidade do conceito contrasta com a multiplicidade de serviços e soluções que o gigante da Internet foi desenvolvendo, ao longo dos anos.

Os primeiros anos da Google foram marcados por um rápido crescimento, que transformou o simples motor de busca numa cadeia de produtos, desde software online, a serviços de e-mail (Gmail), plataformas de anúncios, ou a ferramentas de redes sociais, como a Google+ e o descontinuado Google Buzz, passando pelo navegador Google Chrome, o programa de edição de fotografias Picasa, entre muitos outros.

O gigante que Larry Page e Sergey Brin criaram colocou-se numa posição de liderança do sistema operativo para smartphones Android, o que representa uma peça importante neste puzzle de soluções de Internet.

Os números da Google – que tem sede em Mountain View, no estado da Califórnia – são impressionantes: é executado com um milhão de servidores em data centers de todo o mundo. O motor de busca processa mais de mil milhões de pedidos de pesquisa por dia e gera vinte petabytes de dados, também diariamente.

Esta posição de domínio no mercado suscita críticas, relacionadas com a privacidade, direitos autorais e censura.

No entanto, a verdade é que o projeto que Page e Brin lançaram, em 1996, no doutoramento na Stanford University, Califórnia, e que nasceu a 4 de setembro de 1998, é hoje uma das maiores marcas do planeta.

O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo, que vale cerca de 35 mil milhões de euros, segundo estimativas.

Na viagem pelo dia 4 de setembro, assinalam-se a Queda de Roma, em 476, a proclamação da Republica Francesa, em 1871, e um marco histórico: em 1882, Thomas Edison acende, pela primeira vez, a iluminação elétrica comercial.

Nasceram a 4 de setembro François-René de Chateaubriand, poeta francês (1768), Anton Bruckner, compositor austríaco (1824), Antonin Artaud, poeta e ator francês (1896), Henry Ford II, industrial norte-americano (1917), Milton Moraes, ator brasileiro (1930), John DiMaggio, ator norte-americano (1968) e Beyoncé, cantora e atriz norte-americana (1981).

Morreram neste dia Bonifácio I, Papa e santo da Igreja Católica (422), Edvard Grieg, compositor norueguês (1907), Robert Schuman, estadista francês (1963), Irene Dunne, atriz norte-americana (1990), Georges Simenon, escritor belga (1994) e Paulo Gracindo, ator brasileiro (1995).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir