Hoje é dia

4 de agosto, morre Hans Christian Andersen, nascem Armstrong e Obama

Um escritor brilhante, um músico arrebatador e um político consensual. O dia 4 de agosto une Hans Christian Andersen, Louis Armstrong e Barack Obama.

São três nomes de áreas distintas, cada um dos quais distinto na sua área. O escritor dinamarquês de histórias infantis e o músico norte-americano morreram mas tornaram-se imortais. Obama não é imortal, mas já inscreveu o seu nome na história política mundial.

Hans Christian Andersen morreu neste dia, em 1875, Louis Armstrong e Barack Obama assinalam 4 de agosto como data de nascimento. Hoje, recorda-se um genial contador de histórias e uma voz imensa. E sopra-se mais uma vela a um político capaz de gerar consensos, numa América dividida.

Quatro de agosto tem uma curiosidade: terá sido neste dia, em 1693, que Dom Pérignon inventou o champanhe.

Foi também neste dia, em 1944, que a Gestapo, polícia secreta alemã, captura Anne Frank e a família, em Amesterdão, Holanda, graças a um agente infiltrado que cedeu informações. Anne viria a morrer num campo de concentração, sendo que o seu diário tornou-se mundialmente conhecido.

Nasceram a 4 de agosto John Venn, matemático britânico (1834), Louis Armstrong, músico norte-americano (1901), Billy Bob Thornton, ator norte-americano (1955), José Luis Rodríguez Zapatero, antigo primeiro-ministro da Espanha (1960) e Barack Obama, político norte-americano (1961).

Morreram neste dia François-André Vincent, pintor francês (1816), Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis (1875), Paul Murry, desenhador norte-americano (1989) e Cyro dos Anjos, jornalista, professor, romancista e ensaísta brasileiro (1994).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: