Hoje é dia

4 de abril, dia de recordar Martin Luther King

Corria o ano de 1968. A 4 de abril, Martin Luther King é assassinado, em Memphis. Desaparece o homem, mas permanece a mensagem de um dos grandes líderes do movimento dos direitos civis dos negros, nos EUA e no mundo. Hoje é dia de recordar Luther King.

Martin Luther King nasceu em Atlanta, a 15 de janeiro de 1929, e foi um pastor protestante e ativista político norte-americano. Destacou-se na defesa direitos civis dos negros, promovendo uma campanha pela liberdade, contra a violência e a segregação racial.

Organizou e liderou marchas, para conseguir o direito ao voto, contra as discriminações no trabalho e na defesa de outros direitos básicos da população negra.

Luther King viria a conquistar o Prémio Nobel da Paz, em 1964, quatro anos antes de ser assassinado, tornando-se na pessoa mais jovem a receber esta distinção, como reconhecimento à sua liderança na resistência não violenta, pelo fim do preconceito racial nos EUA.

Este Nobel representa uma distinção que honra a sua luta, de um tempo em que nos EUA as mulheres negras eram presas por não cederem o seu lugar às mulheres brancas, num autocarro.

“Eu Tenho um Sonho”, célebre discurso de Martin Luther King, em março de 1963, é considerado uma das comunicações de referência na história da Humanidade.

Em Washington, através de palavras intensas, Luther King defende a igualdade de direitos entre brancos e negros, contra a pobreza dos negros, numa América que o fazia sonhar.

Morre a 4 de abril de 1968. Era odiado por racistas do sul da América. Momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis, é assassinado.

A 4 de abril, assinalam-se outros acontecimentos que ficam marcados para sempre na História. Em 1581, Francis Drake completa circum-navegação terrestre e é sagrado cavaleiro por Isabel I.

A Revolta da Madeira tem início neste dia, em 1931. Esta ação de protesto contra a ditadura militar, que ficou conhecida como a Revolta da Farinha, é levada a cabo por militares de populares da ilha portuguesa. Para evitar um banho de sangue, os militares rendem-se e acabam por ser levados para Cabo Verde.

Em Washington, EUA, rubrica-se a 4 de abril de 1949 o Tratado do Atlântico Norte, que dá origem à NATO.

O World Trade Center, sete edifícios em Nova Iorque que tinham como referência as Torres Gémeas, é inaugurado a 4 de abril de 1973, um ano antes da vitória dos ABBA, no festival Eurovisão da Canção.

E também um ano depois, em 1975, Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft. Em Portugal, neste dia, no ano de 1998, inaugura-se a ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

Nasceram a 4 de abril a rainha portuguesa D. Maria II (1819), Isoroku Yamamoto, almirante japonês que planeou o ataque a Pearl Harbour (1884), Marguerite Duras, escritora francesa (1914), Charles Bernstein, poeta e professor norte-americano (1950), e Gary Moore, guitarrista irlandês (1952).

Morreram neste dia o rei Afonso X de Castela (1284), o Papa Nicolau IV (1292), Mouzinho da Silveira, estadista português (1849), Karl Benz, engenheiro alemão, inventor do automóvel (1929), Carl Ludwig Siegel, matemático alemão (1981), Oleg Antonov, engenheiro aeronáutico soviético (1984), e Salgueiro Maia, capitão preponderante na revolução do 25 de Abril (1992).

Hoje, assinala-se o Dia da Paz em Angola, o Dia da Criança em Hong Kong e Taiwan, o Dia da Libertação na Hungria, o Dia da Independência no Senegal e o Dia dos Heróis no Lesoto.

Em destaque

Subir