Hoje é dia

28 de outubro, é inaugurada a Estátua da Liberdade

Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, construída numa ilha na entrada do Porto de Nova Iorque e o seu nome de batismo é ‘A Liberdade Iluminando o Mundo’. A Estátua da Liberdade e hoje cumpre mais um aniversário.

‘Liberty Enlightening the World’, ‘La liberté éclairant le monde’. Eis o nome original da Estátua da Liberdade.

O monumento foi construído pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, que contou com o apoio do engenheiro francês Gustave Eiffel, o engenheiro da Torre Eiffel.

Bartholdi baseou-se no Colosso de Rodes para edificar a Estátua da Liberdade, que comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos EUA e representa um gesto de amizade de França para com os norte-americanos.

Tem altura total 92,9 metros e foi um presente dado por Napoleão III, como uma forma de premiar os EUA, após uma vitória numa batalha travada contra a Inglaterra.

A estátua sofreu uma grande reforma na comemoração do seu centenário, sendo reinaugurada a 3 de julho de 1986.

Depois do atentado terrorista contra o World Trade Center, a 11 de setembro de 2001, a subida à coroa foi proibida, por motivos de segurança.

Porém, a 4 de julho de 2009, foi reaberta, depois de oito anos fechada ao público.

A Estátua da Liberdade converteu-se num ícone da cidade de Nova Iorque e até dos norte-americanos.

Nasceram neste dia José Fernando da Baviera, Príncipe das Astúrias (1692), Pierre François Verhulst, matemático belga (1804), e Jonas Salk, médico e investigador norte-americano, criador da vacina contra a poliomielite (1914).

Nasceram ainda Bernie Ecclestone, presidente e CEO da Formula One Management (1930), Garrincha, futebolista brasileiro (1933), e Bill Gates, empresário norte-americano, fundador da Microsoft (1955).

Nasceram ainda Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irão (1956), Eros Ramazzotti, cantor e compositor italiano (1963), Julia Roberts, atriz norte-americana (1967), e Ben Harper, músico norte-americano (1969).

Morreram a 28 de outubro Magêncio, imperador romano (312), John Locke, filósofo inglês (1704), Johan August Arfwedson, químico sueco (1841), Carlos Guastavino, compositor argentino (2000), e Raffaele Rossi, cineasta e roteirista ítalo-brasileiro (2007).

Em destaque

Subir