Hoje é dia

28 de julho, morre o compositor Johann Sebastian Bach

Hoje recorda-se Johann Sebastian Bach, compositor alemão que morreu a 28 de julho de 1750. A música de Bach foi esquecida durante anos, mas hoje é considerado o maior compositor de todos os tempos.

Bach nasceu em Eisenach, a 31 de março de 1685. Membro de uma família de tradição musical, demonstrou gosto e talento pela arte, desde muito jovem. Dedicou-se de corpo e alma à música, não apenas pela prática mas também pela teoria, Bach tornou-se num teórico da música, aprofundando o conhecimento da música europeia, ao mesmo tempo que revelava uma capacidade pouco vista.

Devorou o grande repertório germânica como pilar do seu estilo musical, ao qual juntariam as influências italiana e francesa. E assim a obra de Johann Sebastian Bach fica marcada por diversas tendências.

A sua habilidade no órgão e no cravo aliaram-se à virtuosidade como maestro, cantor, professor e violinista. Apenas alguns críticos lhe reconheceram grande mérito como compositor.

A maior parte da música de Bach caiu no esquecimento depois da sua morte, mas desde o século XIX e seu prestígio entrou num crescendo imparável.

Atualmente, é visto como o maior nome da música barroca e o maior compositor de todos os tempos – de acordo com a opinião de alguns críticos. Bach morreu em Leipzig, a 28 de julho de 1750.

Nasceram a 28 de julho Ludwig Feuerbach, filósofo alemão (1804), Ernst Cassirer, filósofo alemão (1874), Marcel Duchamp, artista francês (1887), Pavel Alekseyevich Cherenkov, físico russo, Nobel da Física (1904), Jacqueline Kennedy Onassis, ex-primeira-dama dos EUA (1929), Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru (1938), Hugo Chávez, militar e político venezuelano (1954), e Daniela Mercury, cantora brasileira (1965).

Morreram neste dia Cyrano de Bergerac, escritor francês (1655), Antonio Vivaldi, compositor italiano (1741), Johann Sebastian Bach, compositor alemão (1750), Gaspard Monge, matemático francês (1818), e Francis Crick, cientista britânico, Nobel da Medicina (2004).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial de Combate à Hepatite.

Em destaque

Subir