Hoje é dia

28 de abril, dia em que se cruzam estadistas e ditadores

Antonio_Oliveira_Salazar_900A 28 de abril, nascem António de Oliveira Salazar (1889) e Saddam Hussein (1937) e morre Mussolini (1945). Também neste dia, Hitler casa com Eva Braun. Hoje, recordam-se ditadores e estadistas da opressão, mas, sobretudo, as vítimas de regimes totalitários. Recorda-se também Schindler, que salvou cerca de 1200 judeus do Holocausto.

Uma coincidência histórica associa 28 de abril a políticos e estadistas, que em diferentes países do mundo impuseram e lideraram regimes totalitários.

E esta viagem começa a 28 de abril de 1889, com o nascimento de António de Oliveira Salazar, político nacionalista português e professor catedrático da Universidade de Coimbra.

Criador do Estado Novo (1933-1974), de propaganda e repressão, Salazar defendia um sistema político que garantisse o domínio das massas, com a PIDE e a Legião Portuguesa a combater os opositores.

“Dêmos à nação otimismo, alegria, coragem, fé nos seus destinos; retemperemos a sua alma forte ao calor dos grandes ideais e tomemos como nosso lema esta certeza inabalável: Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação”, escreveu.

Salazar foi afastado do Governo em 27 de setembro de 1968, quando o Presidente da República, Américo Tomás, chamou Marcelo Caetano para o substituir. Seis anos mais tarde, uma revolta militar termina com a conquista da Democracia.

Antes, nasce Saddam Hussein, que liderou a repressão no Iraque, com um regime que culminou na sua própria morte, em Bagdad, a 30 de dezembro de 2006, capturado pelas tropas dos EUA.

Também a 28 de abril, morre Benito Mussolini, político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e um dos grandes criadores do Fascismo. A sua ideologia contava com elementos nacionalistas, sindicalistas e anticomunistas, num regime de censura e propaganda do Estado.

No mesmo dia e no mesmo ano (28 de abril de 1945) em que Mussolini é morto, Adolf Hitler casa-se com Eva Braun, num bunker em Berlim.

Mas se os ditadores se erguem das memórias neste dia, há um nome que merece destaque histórico. Oskar Schindler nasce a 28 de abril de 1908.

O alemão Schindler torna-se personalidade da História mundial por salvar cerca de 1200 trabalhadores judeus do Holocausto, durante a II Guerra Mundial.

Outros factos históricos ocorreram neste dia. Em 1902, nasce o Manchester United, histórico clube inglês. Em 1969, Charles de Gaulle renuncia à presidência da França e em 2001 Dennis Tito torna-se o primeiro turista espacial, a bordo da nave russa Soyuz TM-32.

Nasceram neste dia o Rei Eduardo IV de Inglaterra (1442), Teodósio II, Duque de Bragança (1568), James Monroe, quinto presidente dos EUA (1758), José Malhoa, pintor português (1855), António de Oliveira Salazar, político e estadista português (1889), Oskar Schindler, empresário alemão (1908), Ferruccio Lamborghini, industrial italiano e fundador da Lamborghini (1916), Saddam Hussein, político e estadista iraquiano (1937), e Russell Alan Hulse, físico norte-americano, Nobel de Física em 1993 (1950).

Morreram a 28 de abril Bernardino Machado, presidente português (1944), Benito Mussolini, jornalista e político italiano, fundador do fascismo (1945), Léon Jouhaux, Nobel da Paz (1954), e Ruth Handler, criadora da boneca Barbie (2002).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, criado pela Organização Internacional do Trabalho.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir