Hoje é dia

24 de março, nasce Harry Houdini e morre Júlio Verne

O dia 24 de março marca o nascimento do mais famoso ilusionista da História. Houdini nasceu no dia em que parte o percursor da ficção científica na Literatura, o escritor francês Júlio Verne.

Harry Houdini, nasceu em Budapeste a 24 de março de 1874 e a sua infância foi marcada pela pobreza. A família emigrou para os EUA, quando Houdini tinha 4 anos e trabalhou em diversos ofícios, antes de se dedicar ao ilusionismo.

Foi perfurador de poços, ferreiro, fotógrafo, contorcionista e trapezista. Mas a arte onde se destacou esteve sempre presente e ao longo dos anos foi aprendendo truques que o viriam a tornar célebre, sendo reconhecido como o maior ilusionista do mundo. Viria a morrer em Detroit, 31 de outubro de 1926.

No dia em que nasce o mágico Harry Houdini, morre o escritor francês Júlio Verne, outra grande personalidade mundial que se tornou eterna, com uma obra de cerca de cem livros.

Júlio Verne foi o filho mais velho de cinco filhos de uma família burguesa. Estudou direito, por desejo do seu pai, e viajou para Paris.

Mas a arte (sobretudo o teatro) sobrepôs-se às leis e na cidade-luz o escritor desviou o seu interrompeu o seu percurso académico.

Críticos literários consideram-no precursor da ficção científica. Nos seus livros, anteviu novos avanços científicos e tecnológicos, como os submarinos, máquinas voadoras e a chegada do Homem à Lua.

Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história da Literatura, com 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO. Morre a 24 de março de 1905.

Neste dia, outras datas históricas se assinalam. Em 1882, Robert Koch anuncia a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose.

Já em 1923, a Grécia torna-se uma república. Nas Artes, destaque para o eterno álbum ‘Dark Side of the Moon’, dos Pink Floyd, lançado a 24 de março de 1973.

Em 1999, na Guerra do Kosovo, a NATO inicia o bombardeio aéreo na Jugoslávia, o que representa a primeiro ataque da organização contra um país soberano.

No ano de 2017, um copiloto fez despenhar, intencionalmente, o voo Germanwings 9525, nos Alpes Franceses.

Durante o inquérito, apurou-se que Andreas Lubitz, o copiloto, tinha recebido tratamento por apresentar tendências suicidas.

Nasceram neste dia Marcos Portugal, compositor e músico português (1762), Harry Houdini, ilusionista húngaro (1874), Dario Fo, escritor italiano (1926), Steve McQueen, ator norte-americano (1930), Tommy Hilfiger, estilista norte-americano (1951), e Frederico Gil, tenista português (1985).

Morreram a 23 de março Agostinho Ribeiro, religioso português (1549), Elizabeth I de Inglaterra (1603), Júlio Verne, autor francês (1905), e Auguste Piccard, físico e explorador suíço (1962).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Tuberculose e o Dia Mundial da Juventude.

Em destaque

Subir