Hoje é dia

21 de novembro, Thomas Edison inventa o fonógrafo

A 21 de novembro de 1877, Thomas Edison apresenta ao mundo o fonógrafo, desenvolvido pelo inventor norte-americano como um equipamento para o registo da voz, mas que rapidamente se transformou num veículo de difusão da música.

Hoje é dia de assinalar um dos muitos inventos de Edison, o fonógrafo, inventado neste dia, em 1877.

Rapidamente adotado como meio para registo musical, o fonógrafo permitiu à música encontrar um modo de se difundir pelo mundo.

O aparelho consistia num cilindro com sulcos, coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Na ponta oposta, estava o diafragma, uma membrana vibratória que convertia sons em impulsos mecânicos – e vice-versa.

Este mecanismo estava ligado a um bocal em forma de cone, com um cilindro girado manualmente. A voz provocava uma vibração no diafragma que, por sua vez, quando a gravação estava completa e o processo concluído, reproduzir palavras.

Edison trabalhou neste projeto em laboratório e não teria noção do impacto que a sua invenção teria na difusão da música.

Thomas Edison, que nasceu em Ohio, a 11 de fevereiro de 1847, destacou-se pela sua capacidade criativa. Foi um inventor e empresário, que desenvolveu diversos dispositivos que suscitaram o interesse da indústria.

O ‘feiticeiro de Menlo Park’, como era conhecido, registou 2332 patentes, sendo que o fonógrafo é uma de suas principais invenções.

Nasceram a 21 de novembro Voltaire, filósofo francês (1694), Francisco Tárrega, violonista espanhol (1852), Columbano Bordalo Pinheiro, pintor naturalista e realista português (1857), René Magritte, pintor belga (1898), Roy Thomas, escritor norte-americano (1940), e Björk, cantora islandesa (1965).

Morreram neste dia Filipe de Rouvres, Duque da Borgonha (1361), João Gonçalves Zarco, navegador português (1471), Henry Purcell, compositor britânico (1695), Duque de Saldanha, político português (1876), e Abdus Salam, físico paquistanês e Nobel da Física (1996).

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Televisão.

Em destaque

Subir