Hoje é dia

21 de setembro, Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer

A 21 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, data que pretende sensibilizar para uma doença degenerativa que afeta cada vez mais pessoas, em todo o mundo.

Hoje é dia de refletir para um problema de saúde que não pode cair no esquecimento. Atualmente, cerca de 36 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Alzheimer e, segundo estimativas, a doença ultrapassará os 115 milhões de pacientes em 2050.

A doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento (progressivo e irreversível) das funções cerebrais, culminando na total perda de autonomia.

Os sintomas iniciais incluem perda de memória, a desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, e dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

O mal de Alzheimer ainda é incurável, mas existem diversos fármacos que permitem contrariar os efeitos desta doença degenerativa.

De acordo com a associação Alzheimer Portugal, existem em solo luso cerca de 154 mil pessoas com demência, sendo que mais de metade padecem da doença.

A Alzheimer Portugal relembrou a urgência da criação e desenvolvimento de um “plano nacional” que permita “a melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência”, bem como daqueles que são responsáveis pelos cuidados destes doentes.

Hoje, sublinha-se, de novo, a necessidade de avançar no sentido de proteger as vítimas desta doença – não apenas o doente.

Nasceram a 21 de setembro Hongwu, imperador da China (1328), Heike Kamerlingh Onnes, físico holandês (1853), Charles Jules Henry Nicolle, biólogo francês (1866), Leonard Cohen, cantor, compositor e escritor canadiano (1934), Jerry Bruckheimer, produtor cinematográfico norte-americano (1945), Stephen King, escritor americano (1947), e Bill Murray, ator norte-americano (1950)

Morreram neste dia Virgílio, poeta e filósofo latino (19 a.C), Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (1860), Arminda Correia, cantora lírica portuguesa (1988), e Boz Burrell, músico inglês (2006).

Em destaque

Subir