Hoje é dia

20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado, data criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para defender milhões de pessoas que estão fora do seu país, em virtude de conflitos armados, perseguição, ou outras formas de violência.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 20 de junho como dia em que o mundo reflete sobre a situação de milhares de refugiados em todo o mundo, pessoas que estão fora do país de origem e impedidas de regressar – quer por receios de perseguição, devido à sua raça, religião ou nacionalidade, por pertencerem a determinado grupo social ou política, por delito de opinião, ou em virtude de conflitos armados.

A ONU criou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que tem como objetivo analisar e combater dramas humanitários provocados por esta condição humana. A Convenção de Genebra, de 1951, determinou a defesa dos refugiados em todo o mundo.

E a deslocação humana representa um dos maiores problemas da atualidade. Estima-se que mais de 55 milhões de pessoas estejam fora do seu país – em virtude de conflitos armados, de violência, ou perseguições – sendo que África é o continente que abriga o maior número de refugiados.

Apesar de diversas ações de consciencialização, o número de descolados continua a crescer. E por isso 20 de junho serve de alerta para a gravidade de um problema que trespassa todas as fronteiras do inimaginável.

Nasceram neste dia Jacques Offenbach, compositor e violoncelista alemão (1819), Jean Moulin, herói da resistência francesa (1899), Errol Flynn, ator norte-americano (1909), Jean-Marie Le Pen, político francês (1928), Xanana Gusmão, político de Timor-Leste (1946), Lionel Richie, cantor norte-americano (1949), Nicole Kidman, atriz australiana (1967), e Paulo Bento, selecionador português de futebol (1969).

Morreram neste dia Margarida Ebner, religiosa alemã (1351), Karl Friedrich Abel, compositor alemão (1787), Bernhard Riemann, matemático alemão (1866), Voltairine de Cleyre, escritora norte-americana (1912), e Adolphe Marie Carnot, químico francês (1920).

Morreram ainda Georges Lemaître, padre, astrónomo e físico belga (1966), Sidney Lanfield, cineasta norte-americano (1972), e Harry B. Whittington, paleontólogo britânico (2010).

Em destaque

Subir