Hoje é dia

20 de abril, nasce Adolf Hitler, o ditador antissemita

Corria o ano de 1889 quando, a 20 de abril, nasce Adolf Hitler, em Braunau am Inn, pequeno município do norte de Áustria. Membro de uma família humilde, tornou-se líder nazi e um dos grandes ditadores da História mundial. Hitler defendeu teses racistas e levou a cabo a perseguição antissemita do Holocausto.

Pouco se sabe das origens de Adolf Hitler. O ditador, filho de um empregado de alfândega, nasceu em 1889, a 20 de abril, e escondeu sempre o seu passado. Mas as origens de Hitler, mesmo que conhecidas, ficariam sempre na sombra da sua política de perseguição a judeus, pessoas com deficiência, eslavos, polacos, homossexuais, ciganos e testemunhas de Jeová.

Dirigente máximo do Partido Nazi, chanceler e ditador alemão, Hitler defendeu teorias racistas e antissemitas, no seu livro de 1924, ‘Mein Kampf’, escrito enquanto esteve preso. Passou das palavras aos atos como líder da Alemanha, entre 1939 a 1945, durante a II Guerra Mundial (conflito que provocou a morte de cerca de 60 milhões de pessoas).

O Holocausto é a materialização do pensamento de Adolf Hitler, que viu a Alemanha derrotada pelos Aliados. Ao longo da sua vida, o ditador sobreviveu a 42 atentados, sempre com ferimentos ligeiros.

Só não sobreviveu a um atentado: o suicídio, que cometeu a 30 de abril de 1945, enquanto os alemães ainda tentavam derrotar o exército soviético, numa altura em que a derrota das tropas germânicas era uma fatalidade. Hitler decide morrer aos 56 anos, deixando o seu nome gravado na História.

Também a 20 de abril, em 1233, o Papa Gregório IX edita duas bulas que assinalam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou os hereges.

Nasceram a 20 de abril Santa Rosa de Lima, religiosa peruana e padroeira da América (1586), Napoleão III, imperador da França (1808), Serpa Pinto, explorador português (1846), Adolf Hitler, führer alemão (1889), Joan Miró, pintor espanhol (1893), e Rosa Lobato Faria, escritora portuguesa (1932).

Morreram neste dia Papa Clemente V (1314), Bram Stoker, escritor irlandês (1912), Rei Cristiano X da Dinamarca (1947), Charles Francis Richter, sismólogo norte-americano (1985), e Don Siegel, realizador norte-americano (1991).

Hoje, assinala-se o Dia do Disco e no Brasil celebra-se o Dia do Diplomata.

Em destaque

Subir