Hoje é dia

20 de abril, nasce Adolf Hitler, o ditador antissemita

Adolf_Hitler_900x450Corria o ano de 1889 quando, a 20 de abril, nasce Adolf Hitler, em Braunau am Inn, pequeno município do norte de Áustria. Membro de uma família humilde, tornou-se líder nazi e um dos grandes ditadores da História mundial. Hitler defendeu teses racistas e levou a cabo a perseguição antissemita do Holocausto.

Pouco se sabe das origens de Adolf Hitler. O ditador, filho de um empregado de alfândega, nasceu em 1889, a 20 de abril, e escondeu sempre o seu passado. Mas as origens de Hitler, mesmo que conhecidas, ficariam sempre na sombra da sua política de perseguição a judeus, pessoas com deficiência, eslavos, polacos, homossexuais, ciganos e testemunhas de Jeová.

Dirigente máximo do Partido Nazi, chanceler e ditador alemão, Hitler defendeu teorias racistas e antissemitas, no seu livro de 1924, ‘Mein Kampf’, escrito enquanto esteve preso. Passou das palavras aos atos como líder da Alemanha, entre 1939 a 1945, durante a II Guerra Mundial (conflito que provocou a morte de cerca de 60 milhões de pessoas).

O Holocausto é a materialização do pensamento de Adolf Hitler, que viu a Alemanha derrotada pelos Aliados. Ao longo da sua vida, o ditador sobreviveu a 42 atentados, sempre com ferimentos ligeiros.

Só não sobreviveu a um atentado: o suicídio, que cometeu a 30 de abril de 1945, enquanto os alemães ainda tentavam derrotar o exército soviético, numa altura em que a derrota das tropas germânicas era uma fatalidade. Hitler decide morrer aos 56 anos, deixando o seu nome gravado na História.

Também a 20 de abril, em 1233, o Papa Gregório IX edita duas bulas que assinalam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou os hereges.

Nasceram a 20 de abril Santa Rosa de Lima, religiosa peruana e padroeira da América (1586), Napoleão III, imperador da França (1808), Serpa Pinto, explorador português (1846), Adolf Hitler, führer alemão (1889), Joan Miró, pintor espanhol (1893), e Rosa Lobato Faria, escritora portuguesa (1932).

Morreram neste dia Papa Clemente V (1314), Bram Stoker, escritor irlandês (1912), Rei Cristiano X da Dinamarca (1947), Charles Francis Richter, sismólogo norte-americano (1985), e Don Siegel, realizador norte-americano (1991).

Hoje, assinala-se o Dia do Disco e no Brasil celebra-se o Dia do Diplomata.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir