Hoje é dia

2 de janeiro, nasce Isaac Asimov, mestre da ficção científica

Hoje é dia de lembrar Isaac Asimov, escritor russo que nasceu a 2 de janeiro de 1920. Asimov assina obras de ficção e também trabalhos de divulgação científica na área da bioquímica.

Asimov apresenta como obra mais famosa a série da ‘Fundação’, igualmente conhecida como ‘Trilogia da Fundação’, que combinou com ‘Robots’.

Também escreveu livros de mistério e fantasia, bem como outros trabalhos que não se inserem na área onde se tornou mestre: a ficção científica.

Ao todo, Isaac Asimov escreveu mais de 500 volumes, mais de 90 mil cartas ou postais e obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de Dewey, exceto em filosofia.

É considerado um mestre da ficção científica, considerado um dos três grandes escritores desta área, ao lado de Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke.

Em 1981, um asteroide foi batizado com o seu nome, como forma de homenagem: 5020 Asimov. O robô humanoide ‘ASIMO’, da Honda, também é uma homenagem ao autor.

Em inglês, o nome do robô significs “Advanced Step in Innovative Mobility”, sendo que em em japonês “ashi mo” quer dizer “também com pernas”, um jogo de palavras relativo à movimentação do robô.

Isaac Asimov morre em Nova Iorque, a 6 de abril de 1992, e é lembrado hoje, dia do seu aniversário.

Nasceram a 2 de janeiro Urbano Duarte, militar, jornalista, cronista, humorista e teatrólogo brasileiro (1855), e Isaac Asimov, escritor e bioquímico russo (1920).

Nasceram também Daisaku Ikeda, escritor, filósofo e poeta japonês (1928), Henrique Mendes, apresentador de televisão português (1931), José Vera Jardim, político português (1939), e Débora Duarte, atriz e poetisa brasileira (1950).

Morreram neste dia Johann Kaspar Lavater, filósofo, poeta e teólogo suíço (1801), Marechal Emílio Luís Mallet (1886), Edward Burnett Tylor, antropólogo britânico (1917), David R. Ross, escritor e historiador escocês (2010), e Eliseu Resende, político brasileiro (2011).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: