Hoje é dia

2 de agosto, nasce a escritora chilena Isabel Allende

Hoje é dia de recordar Isabel Allende, uma das grandes escritoras sul-americanas, que nasceu a 2 de agosto de 1942. Mostrou-se ao mundo com ‘A Casa dos Espíritos’ e tornou-se numa referência da literatura chinela.

Isabel Allende é uma reputada jornalista e escritora chilena, que nasceu a 2 de agosto de 1942. É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo-irmão de Salvador Allende e de Francisca Llona.

É uma das grandes revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Escreveu ‘A Casa dos Espíritos’, em 1982, livro que a catapultou para o reconhecimento do público e da crítica. A obra foi transportada para o cinema, em 1993, por intermédio de Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep.

Em 1995, Isabel Allende lançou o livro ‘Paula’, que a autora escreveu para a sua filha, que estava em coma.

Uma vez que a autora não sabia se a filha recuperaria a memória depois de acordar do coma, Isabel Allende resolveu contar a sua história, precisamente para ajudar a sua filha a lembrar-se do seu passado.

‘Paula’ passou a ser considerado um retrato autobiográfico. A filha de Allende não voltou do coma e morreria pouco tempo depois.

Nasceram a 2 de agosto Pierre Charles L’Enfant, arquiteto e engenheiro francês (1754), John Tyndall, físico britânico (1820), Shimon Peres, político israelita (1923), Zeca Afonso, músico de intervenção português (1929), Peter O’Toole, ator irlandês (1932), Valery Bykovsky, cosmonauta soviético (1934), e Isabel Allende, escritora chilena (1942).

Morreram neste dia Rei Guilherme II da Inglaterra (1100), Henrique III de França (1589), Alexander Bell, inventor escocês (1922), Warren G. Harding, 29.º Presidente dos EUA (1923), Paul von Hindenburg, estadista e militar alemão, presidente da Alemanha quando Adolf Hitler se tornou chanceler (1934), e Felix Nussbaum, pintor alemão, assassinado em Auschwitz (1944).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir