Hoje é dia

19 de junho, nasce Salman Rushdie, o autor de ‘Versículos Satânicos’

A 19 de junho, assinala-se o nascimento de Salman Rushdie, escritor de origem indiana dono de uma narrativa brilhante, que se tornou célebre pelo romance que ofendeu o Islão. Neste dia, a Humanidade perdeu três vencedores do Prémio Nobel da Química: um alemão, um norte-americano e um britânico.

Salman Rushdie nasceu em Bombaim, a 19 de junho de 1947, é um ensaísta e autor de ficção com origens indianas, que se notabilizou como estudante, primeiro, formando-se com louvor, na Universidade de Cambridge, Inglaterra, país para onde se mudara com a finalidade de completar a sua formação académica.

Com um estilo narrativo que mistura a fantasia com a vida real, Rushdie apura um realismo mágico, quase único. Essa escrita marcante, que deixava transparecer excelentes técnicas de narração, permitiu a Rushdie tornar-se num autor consagrado. O Prémio Booker, que conquistou em 1981 (com a obra ‘Os Filhos da Meia-Noite’), é um exemplo do reconhecimento da crítica literária.

Mas a obra literária de Salman Rushdie está e estará sempre ligada aos ‘Versículos Satânicos’, o seu trabalho mais conhecido e que provocou ódio e sentença de morte, no mundo islâmico. Neste livro, publicado em 1989, o autor condenava o Islão pela perseguição contra várias religiões, entre as quais a cristã.

O romance ‘Versículos Satânicos’ foi considerado ofensivo ao profeta Maomé e blasfémia contra o Islão. E no ano em que é publicado, a fatwa ordena a execução de Salman Rushdie, proferida pelo líder do Irão, Aiatolá Khomeini. O autor respondia pelo crime de fomentar o abandono da fé islâmica, punível com pena de morte, naquele país.

Esta sentença obrigou Rushdie a viver exilado, a escrever escondido. E o primeiro livro que escreve após esta sentença de morte (‘O Último Suspiro do Mouro’) acaba por ser distinguido com o Prémio Whitebread.

Rushdie é um dos mais brilhantes autores contemporâneos e a 19 de junho cumpre mais um aniversário.

Nasceram neste dia Blaise Pascal, filósofo, físico e matemático francês (1623), Joaquim Machado de Castro, escultor português (1731), Gustav Schwab, escritor alemão (1792), José Rizal, poeta e herói nacional filipino (1861), e Cyril Norman Hinshelwood, químico inglês e Nobel de Química (1897).

Nascem ainda Ernst Chain, bioquímico alemão e Nobel de Química (1906), Paul John Flory, químico norte-americano e Nobel de Química (1910), Chico Buarque, músico, cantor, compositor, teatrólogo e escritor brasileiro (1944), Salman Rushdie, escritor britânico (1947), e Paula Abdul, cantora e atriz norte-americana (1962),

Morreram neste dia Francesco Baracca, conde e aviador italiano (1918), James Matthew Barrie, escritor escocês (1937), Thomas John Watson, empresário norte-americano, fundador da IBM (1956), Chris Bristow, piloto inglês de Fórmula 1 (1960), Jean Arthur, atriz norte-americana (1991), Oscar Bento Ribas, escritor e etnólogo angolano (2004), e Perry Salles, ator brasileiro (2009).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: