Hoje é dia

14 de setembro, nasce Winehouse, talento precoce que viveu no limite

A 14 de setembro de 1983, nasce, em Londres, Amy Winehouse, uma cantora e compositora dona de um poderoso contralto vocal. A fama conduziu Amy ao estrelato, o estrelato transportou-a para uma vida de excessos, excessos que precipitaram a sua morte.

Hoje é dia de recordar Amy Winehouse, o talento precoce que entrou numa vida de dependências e excessos, o que pôs termo a uma carreira notável, de uma voz única, que mistura géneros musicais como R&B, soul e jazz.

Winehouse alcançou notoriedade com o seu segundo álbum de estúdio, intitulado ‘Back to Black’, lançado em 6 de outubro de 2006, que lhe permite atingir o primeiro lugar na UK Albums Chart e o segundo posto na Billboard 200.

Após o sucesso de ‘Rehab’, Winehouse regressa com novo hit, lançando como single ‘You Know I’m No Good’.

Amy casa-se com Blake Fielder, em Miami, no ano de 2007. E o que parecia ser o enlace natural de uma relação de amor acaba por determinar a carreira de Amy Winehouse, em virtude das dependências de álcool e drogas que, ao lado de Blake, acaba por agarrar.

A sua carreira é prejudicada e a sua vida exposta de forma degradante. Os seus concertos são notícia não pela pureza da voz, mas pelo excesso de álcool que retiram lucidez à cantora.

Separou-se de Blake Fielder em 2009 e inicia um romance com Reg Traviss. Um ano depois, Winehouse faz um tratamento e afasta-se dos palcos.

A 23 de julho de 2011, é encontrada morta na sua casa de Londres.

Nasceram a 14 de setembro Ivan Pavlov, fisiólogo russo (1849), Lawrence Robert Klein, economista norte-americano (1920), Morten Harket, cantor norueguês, vocalista dos A-ha (1959), Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia (1965), e Amy Winehouse, cantora e compositora britânica (1983).

Morreram neste dia Dante Alighieri, escritor italiano (1321), Giovanni Domenico Cassini, astrónomo italiano (1712), Grace Kelly, atriz norte-americana e princesa de Mónaco (1982), e Patrick Swayze, ator e cantor norte-americano (2009).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir