Hoje é dia

12 de setembro, morre Júlio Dinis, “suave e terno romancista”

Nasceu no Porto, a 14 de novembro de 1839, e faleceu na mesma cidade, na Rua Costa Cabral, a 12 de setembro de 1871. Rubricou uma carreira literária brilhante, sob o pseudónimo de Júlio Dinis.

Hoje é dia de recordar um dos grandes nomes da literatura portuguesa, autor de ‘Uma Família Inglesa’ (1868), ‘A Morgadinha dos Canaviais’ (1868) e de ‘As Pupilas do Senhor Reitor’ (1869), entre outras obras de grande relevância.

Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, exerce como médico, mas é traído pela saúde, que o impede de prosseguir a carreira.

Acaba por viajar para Ovar e para a Madeira, onde se dedica à literatura, ao mesmo tempo que procura restabelecer-se da tuberculose, de que padecia, doença que vitimara a sua mãe, em 1845, e todos os seus oito irmãos.

É na busca pela cura que cria as suas obras que se tornaram referência. Morre com 31 anos, deixando na lápide da memória o título de “suave e terno romancista, cronista de afectos puros, paixões simples, prosa limpa”, escritor de transição entre o Romantismo e o Realismo.

Além daquelas três obras, escreveu ‘Serões da Província’, ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ (em 1871, ano em que morre). Já a título póstumo são editados ‘Inéditos’ e ‘Esparsos’, bem como as suas ‘Poesias’, dois anos depois de Júlio Dinis morrer.

Apesar de ter perdido a mãe aos 6 anos e de enterrar oito irmãos, Júlio Dinis viu sempre o mundo de forma otimista, com um sublinhado na fraternidade, no amor e na esperança.

Nasceram a 12 de setembro Auta de Souza, poetisa brasileira (1876), Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano (1913), Amílcar Cabral, um dos fundadores do PAIGC (1924), e Paulo Portas, jornalista e político português (1962).

Morreram neste dia D. Afonso VI (1683), Júlio Dinis, médico e escritor português (1871), William Boyd, ator norte-americano (1972), Steve Biko, ativista político sul-africano (1977), e Johnny Cash, cantor norte-americano (2003).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir