Hoje é dia

12 de junho, Portugal e Espanha assinam o tratado de adesão à CEE

A 12 de junho assinala-se a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), juntamente com Espanha, no que representa o acolhimento dos dois países ibéricos no projeto europeu, cuja origem está nos Tratados de Roma de 1957.

Hoje é dia de recordar a entrada de Portugal para o projeto europeu, com a assinatura do tratado de adesão à CEE, a 12 de junho de 1985, quando Mário Soares era líder do IX Governo Constitucional.

Portugal vivia uma grave crise financeira, com um governo de coligação entre PS e PSD, que se viria a terminar após a assinatura deste tratado. Em outubro de 1985, a coligação desfaz-se, com a dissolução da Assembleia da República.

A entrada para a CEE constituiu um facto histórico, na medida em que permitiu a Portugal abraçar o projeto europeu, nascido dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu.

Depois do Tratado de Maastricht, em 1992, a CEE passa a chamar-se “Comunidade Europeia”. E também no Tratado de Maastricht, cria-se oficialmente a União Europeia, que atualmente reúne 28 países do Velho Continente. Hoje é dia de recordar a adesão de Portugal à CEE.

Antes, a 12 de junho de 1429, durante a Guerra dos Cem Anos, Joana d’Arc lidera o exército francês na captura da cidade e do comandante inglês William de la Pole, 1.° Duque de Suffolk, no segundo dia da Batalha de Jargeau.

Já em 1834, dá-se a fundação da Associação Mercantil Lisbonense, que viria a dar origem à Associação Comercial de Lisboa. Também a 12 de junho, mas em 1964, Nelson Mandela é condenado a prisão perpétua.

Nasceram neste dia Cosmo de Médici, fundador da dinastia dos Médici (1519), Mouzinho da Silveira, político português (1780), Roberto Ivens, explorador português (1850), David Rockefeller, banqueiro norte-americano (1915), George W. Bush, ex-presidente dos EUA (1924), Anne Frank, escritora holandesa e vítima judia dos nazis (1929) e Bert Sakmann, investigador alemão, Nobel de Medicina (1942).

Morreram neste dia José Gomes Monteiro, escritor português (1879), Robert Eden, conde de Avon (1897), Edith Norma Shearer, atriz norte-americana (1983), Berta dos Santos Cardoso, fadista e atriz (1997), Gregory Peck, galardoado ator norte-americano (2003), e Georges Mathieu, pintor francês (2012).

Hoje, assinala-se o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil; o Dia dos Namorados e o Dia do Correio Aéreo Nacional no Brasil; o Dia do Beagle em França; o Dia da Rússia; e o Dia da Independência nas Filipinas.

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: