Hoje é dia

12 de abril, Iuri Gagarin torna-se no primeiro Homem a viajar no espaço

GagarinDoze de abril de 1961. O cosmonauta soviético Iuri Gagarin torna-se no primeiro Homem a viajar no espaço, a bordo da nave Vostok I, dando uma volta completa na órbitra terrestre. “Olhei para todos os lados, mas não vi Deus”, disse o embaixador do programa espacial soviético.

Iuri Alekseievitch Gagarin nasceu em Kluchino, a 9 de março de 1934 e viria a morrer a 27 de março de 1968, sete anos depois de fazer história, abrindo as portas do espaço, num feito que abriu os horizontes humanos na pesquisa espacial.

Gagarin foi o escolhido para esta missão por diversos motivos. Em primeiro lugar, pelas suas origens camponesas, que eram bem vistas no regime soviético. Depois, pelas suas características físicas – apenas 1,57 metros de altura e 69 quilos de peso –, as ideais para uma nave de pequenas dimensões.

E numa cápsula da Vostok I (nave com 4,4 metros de comprimento e 2,4 de diâmetro e 4,7 toneladas), Iuri Gagarin tornou-se no primeiro a ver o Planeta Azul, no dia 12 de abril de 1961. “A Terra é azul. Como é maravilhosa… É incrível”, afirmou, depois de uma viagem que representa o sucesso do programa espacial soviético. Pela proeza, recebeu a medalha da Ordem de Lenine.

Com 27 anos de idade, rubricou um feito até então único, na História da Humanidade: uma volta completa em órbita do Planeta Terra, durante 108 minutos, a 315 quilómetros de altura. O voo foi totalmente automático, a uma velocidade de 28 mil quilómetros por hora.

“Olhei para todos os lados, mas não vi Deus”, disse também Gagarin, numa das frases marcantes desta celebridade soviética e mundial, que passou a viajar com os pés assentes na terra, a promover a tecnologia espacial da União Soviética, recebido como herói, por reis, rainhas, presidentes e multidões.

Sete anos mais tarde, a 27 de março de 1968, morre após queda do avião que pilotava, durante um voo de rotina sobre a cidade de Kirzhach. Iuri Gagarin e o instrutor de voo, Vladimir Seryogin, perdem a vida num acidente que nunca foi explicado.

Neste dia 12 de abril, em 1609, a Holanda recupera a independência de Espanha e no mesmo século, em 1633, Galileu é condenado pela Inquisição, por heresia, linha de pensamento contrária ao sistema.

A 12 de abril de 1861, tem início da Guerra Civil Americana, que viria a terminar em 1865. Tratou-se do conflito que mais mortes causou na população norte-americana – cerca de três por cento do total, na época. Estima-se que 970 mil pessoas perderam a vida, sendo que 620 mil eram soldados.

Neste dia, no ano de 1981, a Columbia faz o primeiro voo espacial. E 30 anos mais tarde, o Fundo Monetário Internacional dá início ao resgate de Portugal, para um plano de assistência financeira no país, com um empréstimo de 78 mil milhões de euros.

Nasceram a 12 de abril Joachim Kammermeister, humanista e poeta alemão (1500), Garcilaso de la Vega, escritor peruano (1539), Pierre Le Gros, escultor francês (1666), Francisco de Paula Victor, primeiro negro a ser ordenado padre no Brasil (1827), e Robert Delaunay, pintor abstracionista francês (1885).

Nasceram ainda Francisco Craveiro Lopes, político português (1894), Montserrat Caballé, soprano espanhola (1933), Andy Garcia, ator cubano (1956), e Carlos Sainz, piloto espanhol (1962).

Morreram neste dia Jacques-Bénigne Bossuet, teólogo francês (1704), Franklin Delano Roosevelt, 32.º Presidente dos EUA (1945), Josephine Baker, cantora e dançarina norte-americana naturalizada francesa (1975), e George Wald, vencedor do Nobel de Medicina em 1967 (1997).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: