TV

11 de setembro: Os heróis do voo 93 (vídeo)

A todo, os ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos da América (EUA), envolveram o sequestro de quatro aviões. Três deles, infelizmente já todos sabem qual foi o seu destino. O voo 93 continua um mistério.

Depois do embate dos dois aviões nas torres gémeas do World Trade Center, e do ataque do terceiro avião ao Pentágono, o atentado não acabava aqui. Milhões assistiam incrédulos pelas televisões ao maior atentado da história dos Estados Unidos. Da Pensilvânia, chegavam mais notícias.

O voo 93 da United Airlines foi igualmente sequestrado pelos terroristas. Do interior do aparelho, os passageiros falavam com as suas famílias e percebiam que faziam parte de mais um ‘míssil’ com um alvo qualquer definido. A maior parte afirma que a Casa Branca ou o Capitólio seriam os dois destinos finais possíveis.

Segundo as caixas negras do voo 93, uma dezena de passageiros enfrentou os terroristas que perderam o controlo do seu ataque organizado. A aeronave acabou por se despenhar em Shanksville, no estado da Pensilvânia.

Anos mais tarde, e por aprovação das famílias das vítimas, a história foi relatada no cinema, com o filme ‘Voo 93’ com direção de Peter Markle, em homenagem aos heróis que impediram que mais algumas centenas, talvez milhares, perdessem a vida.

As únicas imagens disponíveis, disponibilizadas na semana em que se comemoram os 10 anos do 11 de setembro, mostram apenas fumo proveniente do avião despenhado, pouco tempo depois do embate no solo.

Veja-as aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=m5g_V8lSPQo

Veja aqui o trailer do filme lançado em 2006:

https://www.youtube.com/watch?v=Ro8aTbjSnYs

Veja aqui o dossier completo do 11 de setembro.

Em destaque

Subir