Hoje é dia

10 de janeiro, a Assembleia Geral da ONU reúne pela primeira vez

A 10 de janeiro de 1946, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne pela primeira vez, num encontro histórico, de um órgão que tem o fim supremo de definir as questões centrais de uma organização que luta pela paz e segurança internacionais.

Um ano depois da ONU ter sido fundada, em 1945, no pós-guerra, a Assembleia Geral reúne pela primeira vez, a 10 de janeiro de 1946.

Trata-se de um órgão intergovernamental, plenário e deliberativo, formado por todos os países membros, sendo que cada um tem direito a um voto.

No que respeita ao processo de deliberação, as questões importantes são votadas por maioria de dois terços dos membros presentes e votantes enquanto as questões restantes são votadas por maioria simples.

É nesta assembleia que se discutem as questões essenciais da ONU. É um fórum político que supervisiona e coordena o trabalho das agências.

A assembleia tem como funções discutir e fazer recomendações sobre as finalidades da ONU, considerar princípios gerais de cooperação na manutenção da paz e segurança, elaborar recomendações sobre a solução pacífica de qualquer litígio internacional, aprovar o orçamento da ONU e eleger os membros não-permanentes do Conselho de Segurança.

Reúne uma vez por ano, em sessão ordinária que começa na terceira terça-feira do mês de setembro, na sede da ONU, em Nova Iorque. A pedido do Conselho de Segurança, podem ser realizadas sessões especiais.

Neste dia 10 de janeiro, assinala-se a inauguração da primeira secção do Metropolitano de Londres, em 1863.

Em Portugal, é inaugurada neste dia, em 1907, a Torre de Belém, classificada como Monumento Nacional.

E em 1920, entra em vigor o Tratado de Versalhes, para superar os problemas surgidos na I Guerra Mundial.

Nas Artes, 10 de janeiro também é uma data histórica: em 1929, dá-se a primeira aparição de Tintim, famoso personagem de Hergé, e em 1932 ‘nasce’ o Rato Mickey, de Walt Disney.

Nasceram neste dia Grigori Rasputin, místico e cortesão russo (1869), Aleksey Tolstoy, escritor russo (1883), Robert Woodrow Wilson, cientista norte-americano (1936), Frank Sinatra Jr., cantor e compositor norte-americano (1944), e Rod Stewart, cantor e compositor britânico (1945).

Morreram a 10 de janeiro São Gonçalo de Amarante, eclesiástico português (1259), Adrien-Marie Legendre, matemático francês (1833), Sinclair Lewis, escritor norte-americano (1951), Gabriela Mistral, poetisa chilena (1957), e Coco Chanel, estilista francesa (1971).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir